Você sabia que a palavra inovação é derivada do latim, innovatio1 que é traduzida como o ato de ter uma ideia sobre um método ou um objeto novo, isto é, criado sem que tenha algo igual no mercado.
No âmbito profissional, a inovação passou a abarcar produtos e também processos de produção, tendo como princípio basilar a implementação de produtos e processos tecnologicamente novos, além de outros fatores, como melhoramentos tecnológicos significativos em produtos e processos.
O legislador brasileiro ao implementar a Lei 10.793/2004 definiu inovação tecnológica como a “introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços”.
Assim, com a publicação do Decreto 5.798/2006 que regulamentou a Lei 11.196/2005 ou popularmente chamada de “lei do bem”, a inovação tecnológica ficou definida como “a concepção de novo produto ou processo de fabricação, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique em melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado”.
Para o mercado brasileiro aplica-se a Lei do Bem supracitada e que, dentre outros aspectos, determina que inovação pode ser definida pela criação de novos produtos ou processos e também pela sua melhoria incremental.
Faça o download do e-book e saiba mais sobre como navegar no mundo da Inovação Tecnológica.